A LG produzirá baterias que podem diminuir custos em até 30%, a fábrica experimental já está concluída, daqui a 4 anos a sua produção deve acontecer em larga escala. A empresa sul-coreana LG Energy Solution (LGES), está erguendo a sua fábrica piloto na cidade de Ochang, perto de Seul. Esta fabricante deve utilizar um método exclusivo, para a fabricação dos eletrodos de baterias, conhecidos como 'revestimento a seco'.
Quais os benefícios deste processo?
Este método que está sendo desenvolvido, deve funcionar como uma solução mágica, para atender às demandas das empresas que fabricam baterias. Com este processo, muitas organizações podem economizar tempo e dinheiro. Também é possível a utilização de menos energia, podemos evitar a utilização de produtos químicos que são poluidores do meio ambiente.
O manuseio destes produtos requer cuidado, bem como o seu descarte deve ser feito corretamente para não afetar a saúde do solo. São diversos avanços significativos para esta tecnologia, segundo a LG Energy Solution. Contudo, é necessário aguardar, há um longo período pela frente até que ocorra a sua produção em larga escala.
Adaptação das fábricas — LG produzirá baterias!
Esta empresa é uma das grandes líderes deste segmento, todas as suas fábricas serão convertidas até o ano de 2028. É primordial lembrar que o processo de transição será gradual, para as novas linhas poderem surgir com segurança e eficiência.
Entenda o processo de anodo e catodo!
A LG produzirá baterias com um processo altamente ambicioso, para o revestimento a seco, a empresa deve utilizar o anodo e catodo, através da produção a seco, os custos serão reduzidos em 17% e 30%. Graças a este processo, as Gigafactories podem ser menores, totalizando metade do tamanho atual, ainda assim, é mantido os mesmos volumes de produção.
Baterias baratas para carros elétricos!
Estas baterias serão utilizadas para veículos do tipo LFP (lítio, ferro e fosfato) para a Ampére, empresa que pertence ao grupo Renault. A LG possui um contrato de cinco anos entre 2025 e 2030, para a produção destas baterias, com capacidade de 39 GWh, esta quantidade é suficiente para a produção de 590 mil veículos elétricos.
Confira o que disse o diretor de compras do grupo Renault, François Provost:
“Trabalhamos lado a lado com a LG Energy Solution para estabelecer uma cadeia de valor integrada na Europa. Nossos relacionamentos de longo prazo nos permitiram construir esta solução única em termos de tecnologia e competitividade”.
Este é o primeiro acordo entre a LG e empresas não coreanas, para iniciar a fabricação de baterias para carros elétricos em larga escala.
O futuro do mercado de baterias: um olhar global!
Este mercado apresenta um crescimento favorável, é o momento perfeito para transição para energias renováveis. Estas baterias agora podem ser utilizadas em veículos elétricos, antigamente elas eram restritas somente para dispositivos portáteis.
Abaixo, apresentamos quais os fatores que impulsionam este crescimento para o cenário atual:
— Veículos elétricos: a LG produzirá baterias para a empresa Ampere, que pertence ao grupo Renault, este procedimento foi possível porque houve um crescimento de veículos elétricos em todo o mundo.
— Energias renováveis: muitas empresas estão em busca de fontes de energias renováveis, por exemplo, a solar e a eólica, para isso, é importante ter sistemas de armazenamento de energia.
— Eletrônicos portáteis: os dispositivos eletrônicos estão diminuindo de tamanho, por isso, as baterias podem garantir que estes aparelhos tenham autonomia por mais tempo.
— Armazenamento de energia em larga escala: as baterias são um excelente recurso para armazenar energia em abundância, mantendo com isso, a estabilização da rede elétrica.
É necessário investir em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias, para a construção de baterias de estado sólido e baterias de sódio, a densidade energética pode elevar-se garantindo uma melhora da segurança. Para a sustentabilidade, as empresas devem investir em reciclagem de baterias e optar por baterias que são mais sustentáveis.
Reportar Erro