A Audi revelou a nova versão do seu Q5 Sportback, a versão mais elegante, estilo cupê, do seu SUV mais vendido.
Após a revelação do SUV Q5 regular em setembro de 2024, o Sportback chega para aqueles que querem algo mais estiloso em comparação ao carro padrão muito simples.
O Audi Q5 Sportback combina características típicas de um SUV, como versatilidade e um interior espaçoso, com uma silhueta ainda mais dinâmica. O design inconfundível exala esportividade com sua traseira inclinada característica e linhas elegantes.
A segunda geração do Q5 Sportback ostenta uma capacidade de bagagem de até 515 litros ou até 470 litros no SQ5 Sportback 1 . Quando a fileira traseira de assentos é rebatida, o espaço de armazenamento no Q5 Sportback aumenta para até 1.415 litros ou 1.388 litros no SQ5 Sportback 1 . O Q5 Sportback tem uma capacidade de reboque de até 2.400 quilos.
Assim como o Q5, o Sportback 2025 também é baseado na plataforma PPC (Premium Platform Combustion), considerada uma evolução do anterior MLB Evo e capaz de acomodar motores longitudinais.
Assim como no irmão, o comprimento é de 4.717 mm, enquanto o volume do porta-malas alcança 515 litros (contra 520 litros do Q5 tradicional). Por sua vez, a variante esportiva SQ5 Sportback tem capacidade para 470 litros (contra 475 litros do SQ5).
Embora o Q5 padrão já exista há três gerações, o Sportback está agora entrando em sua segunda iteração, com este novo modelo tendo um visual mais elegante do que seu antecessor. A traseira deste novo Q5 Sportback é mais arredondada do que antes, com a linha do teto mais afilada e como um "cupê" do que o modelo anterior. Por sua vez, ele o aproxima de seus rivais mais próximos, o Mercedes GLC Coupe e o BMW X4 .
Motorização
O novo Audi Q5 Sportback é baseado na Premium Platform Combustion (PPC), uma arquitetura de plataforma para veículos movidos convencionalmente com motores de combustão longitudinal. Ele vem equipado no lançamento de mercado com tecnologia MHEV plus altamente eficiente. O novo sistema elétrico MHEV plus de 48 volts suporta o motor de combustão e reduz as emissões de carbono, ao mesmo tempo em que aumenta o desempenho e o conforto ao dirigir. O veículo também é capaz de manobras e estacionamento totalmente elétricos limitados.
O novo gerador de trem de força (PTG) gera torque adicional de até 230 Nm e 18 kW (24 PS). Além disso, o sistema elétrico de 48 volts permite o uso de um compressor de ar condicionado elétrico. Isso garante que o AC continue operando em potência máxima, mantendo uma temperatura interna confortável mesmo quando o motor é desligado, como em marcha lenta ou em um sinal vermelho.
Na Europa, o Q5 Sportback será oferecido com motores 2.0 TFSI turbo a gasolina de 204 cv e 34,6 kgfm de torque, e 2.0 TDI turbodiesel de 204 cv e 40,7 kgfm. A versões a gasolina vêm com tração dianteira ou integral, enquanto as variante diesel vêm sempre com tração integral de série. Por sua vez, o SQ5 Sportback terá motor V6 3.0 TFSI turbo a gasolina com 367 cv e 56 kgfm de torque, sempre com tração integral e suspensão pneumática com amortecedores adaptativos.
Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos nas versões com tração dianteira e 7,2 ou 7,4 segundos nas variantes com tração integral (gasolina/diesel, respectivamente). Já o SQ5 Sportback promete acelerar em apenas 4,5 segundos. Em todos os casos o câmbio é automatizado de dupla embreagem com 7 marchas.
Audi Q5 Sportback
Audi SQ5 Sportback