A Bugatti gravou o seu nome nos anais da história automóvel. Na sua busca por desempenho de topo, três ícones da lenda da Bugatti quebraram recordes mundiais de velocidade máxima: o Veyron 16.4 Super Sport World Record Edition; Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse Edição Recorde Mundial; e Chiron Super Sport 300+¹.
Agora, outro feito incomparável de engenharia e habilidade de condução foi alcançado – com o W16 Mistral² World Record Car estabelecendo um novo recorde mundial de velocidade máxima para um carro conversível, a 453,91 km/h.
Realizada nas instalações de pista de classe mundial da ATP Automotive Testing Papenburg GmbH, Alemanha, esta ocasião recorde seguiu os passos de corridas de recordes mundiais que foram imortalizadas na lenda automotiva. Numa história que começou há mais de 14 anos, em junho de 2010, com um Veyron 16.4 Super Sport atingindo o recorde de 431,07 km/h, a Bugatti traçou um percurso histórico na busca por uma velocidade incomparável.
Com o recorde mundial de cabine fechada quebrado mais uma vez em 2019 com o hipnotizante Chiron Super Sport 300+ atingindo 490,48 km/h, em busca de inovação cada vez mais desafiadora da engenharia da Bugatti também se estendeu aos veículos descapotáveis.
Três anos após a importante conquista do Veyron 16.4 Super Sport, este capítulo dos livros de história automotiva foi aberto com o Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse, atingindo 408,84 km/h.
E assim essa jornada levou ao apogeu do projeto em Papenburg, no dia 9 de novembro. Dos estimados convidados presentes ao CEO da Bugatti Rimac, Mate Rimac, o equipe de gerenciamento sênior, a equipe do projeto e o veículo intensamente focado técnicos - todos imersos em uma emoção avassaladora enquanto o briefing concluído e o momento histórico chegou.
Andy Wallace – Bugatti Pilote Officiel e vencedor das 24 Horas de Le Mans – assumiu os controles do único W16 Mistral World Record Car, aquecendo o pneus de alto desempenho sob medida do veículo em uma primeira volta antecipada.
Ascendente a uma velocidade especificada de 200 km/h na inclinação da pista, Andy aumentou a velocidade antes de liberar toda a potência do veículo quando a reta se abriu saindo da banca, levando-o a novos patamares de velocidade recorde.
Sob o controle meticuloso da SGS-TÜV Saar GmbH, a conquista de um novo mundo!
O recorde de velocidade máxima para um carro conversível foi oficialmente confirmado no final da corrida, com Andy atingindo incríveis 453,91 km/h.
Pela primeira vez na história da Bugatti, o cliente do veículo compareceu para testemunhar um evento recorde para todos os tempos, foi-lhe oferecido o oportunidade de mergulhar em uma experiência exclusiva e requintada durante todo o fim de semana em homenagem ao dia importante.
Reforçando o puramente caráter único e marcante da ocasião, o cliente foi agraciado com o oportunidade incrível de se juntar a Andy em outra corrida em alta velocidade após o recorde mundial, quase atingindo a mesma velocidade – e provavelmente estabelecendo um recorde não oficial, o recorde para a viagem de passageiros mais rápida de todos os tempos!
Como todo proprietário de Bugatti, o cliente do W16 Mistral World Record Car tinha um visão única para consolidar o legado de sua rara coleção Bugatti: possuir cada dos Carros Recordistas Mundiais da Bugatti; o Veyron 16.4 Super Sport, Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse World Record Edition e Chiron Super Sport 30, Cada ícone se junta o W16 Mistral World Record Car nesta coleção excepcional, ao mesmo tempo que forma um representação única da marca na The Singh Collection – uma incrível coleção particular de carros mostrando as conquistas aspiracionais da comunidade de Punjab, Índia.0+.
Cada ícone se junta o W16 Mistral World Record Car nesta coleção excepcional, ao mesmo tempo que forma uma
representação única da marca na The Singh Collection – uma incrível coleção particular de carros mostrando as conquistas aspiracionais da comunidade de Punjab, Índia.
Além das conquistas monumentais dos Carros Recordistas Mundiais, um projeto unificador o fio condutor passa pelo W16 Mistral World Record Car e cada um de seus ilustres antepassados.
Significando a sua pertença a uma coleção verdadeiramente incomparável, o carro exclusivo W16 Mistral World Record de € 14 milhões apresenta detalhes inconfundíveis na parte inferior da carroceria e rodas na vibrante ‘Jet Orange’ – uma cor que evoluiu de a tonalidade original da assinatura dos Veyron World Record Cars para definir o
recorde Chiron e W16 Mistral, casado com um preto puro e visível externo em carbono.
O espírito desta linguagem de design única continua no interior, com uma infinidade de recursos com detalhes em laranja em toda a cabine imergindo o motorista na aura de triunfo recorde.
Refletindo sobre o imenso momento na história da Bugatti e, na verdade, no mundo automotivo, Mate Rimac, CEO da Bugatti Rimac, disse:
“Desde o início da Bugatti em 1909, a marca tem buscado superar os reinos percebidos de possibilidade em luxo, elegância e desempenho. Os Bugatti World Record Cars ao longo da história da marca têm representado o epítome da velocidade e potência, estabelecendo novos limites e redefinindo repetidamente o que os veículos Bugatti são capazes de fazer. E agora, com a conquista incomparável do W16 Mistral World Record Car gravada nos livros de história, vemos a história não apenas se repetindo, mas uma nova história sendo feita. Estamos imensamente orgulhosos de toda a equipe que tornou essa conquista incrível possível – uma conquista definida pela paixão e pela busca pela perfeição. É isso que define a Bugatti – e o que torna suas conquistas verdadeiramente incomparáveis.”
Mate Rimac - CEO da Bugatti Rimac