Mercado

Palisade vai bem com V6 de 295 cv, leva oito e tem ótimo acabamento

SUV de oito lugares que vem da Coreia do Sul

02 outubro 2024 - 18h09Gentil dos Santos via Estadão Conteúdo    atualizado em 03/10/2024 às 18h21

Após assumir a importação de veículos no Brasil, que ficava a cargo da Caoa, a Hyundai passou a acelerar a agenda de lançamentos no País. Entre as novidades dessa nova fase está o Palisade, SUV de oito lugares que vem da Coreia do Sul tabelado a R$ 449.990.

Segundo a marca, o objetivo é atrair compradores de modelos como Toyota Hilux SW4 e Chevrolet Trailblazer, além de Discovery Sport e Volvo XC60, por exemplo. Porém, nenhum dos listados como rivais pode levar oito pessoas.

O modelo, lançado na Ásia em 2018, aposta no conforto e espaço a bordo. O novo SUV tem 5 metros de comprimento e 2,90 m de distância entre os eixos. Porém, quem tem a partir de 1,80 m de altura não viajará de forma confortável na última fileira de assentos.

O porta-malas tem 704 litros com cinco pessoas a bordo e 311 l com oito - praticamente o mesmo volume de hatches compactos. A abertura da tampa é elétrica, mas não há tecnologia hands-free, em que basta passar o pé sob o para-choque para acionar a trava

Com ampla grade frontal em formato batizado pela marca de "cascata", e faróis abaixo das luzes de uso diurno, o SUV tem estilo sóbrio. Há iluminação em posição vertical na frente e nas lanternas traseiras. Aliás, atrás há saídas duplas de escape do lado direito.

As rodas são de liga leve de 20 polegadas. Segundo informações da Hyundai, o SUV é oferecido no Brasil com quatro opções de cor: branca, prata, preta e azul perolizada.

O interior elegante tem acabamento de primeira e combina linhas retas e poucos botões no painel. A cereja do bolo é o quadro de instrumentos e a tela da central multimídia (ambos de 12,3 polegadas) integrados em uma moldura flutuante. O sistema de entretenimento controla várias funções do carro e exibe imagens das câmeras de 360° e traseira. Porém, a conexão com Android Auto e Apple CarPlay é feita com uso de cabo.

Outro demérito é a falta de ajustes elétricos de altura e profundidade do volante. Esse recurso é comum em veículos dessa faixa de preço.

BEM EQUIPADO

Entretanto, há materiais macios ao toque, revestimento de couro no volante, manopla de câmbio e bancos, bem como regulagem elétrica para os assentos das duas primeiras fileiras, ventilação e aquecimento. Além disso, o do motorista tem memória

O Palisade também vem com ar-condicionado automático e digital com duas zonas e saídas também para a terceira fileira, carregador de celular por indução, quatro portas USB e quatro tomadas de 12V, além de teto solar dividido em dois. Outros bons equipamentos são retrovisor central digital, que reproduz as imagens da câmera traseira, e head-up display, que projeta informações do quadro de instrumentos no para-brisa.

Entre os itens de segurança há sete air bags e auxílio ao motorista, que a Hyundai chama de SmartSense. No pacote, há assistentes de frenagem automática e de centralização e permanência na faixa, além de controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go, que desliga e religa o motor em paradas longas, como as de semáforo, por exemplo.

Aceleramos o modelo familiar em uma pista de testes. Assim, não foi possível avaliar sua desenvoltura no trânsito urbano nem em estrada.

Por ora, o Palisade chega apenas na versão de topo de linha, Signature, com motor 3.8 V6 a gasolina. Conforme a marca, a potência é de 295 cv e o torque, de 36,2 mkgf, surge somente às 5.200 rpm. O câmbio é automático de oito marchas e a tração integral distribui o torque adequado entre as quatro rodas conforme a necessidade.

Chama a atenção o bom isolamento acústico, que filtra de forma eficiente o ruído externo, mas sem neutralizar o instigante ronco do V6. Isso é cada vez mais raro atualmente.

Dá para trocar as marchas manualmente por meio de borboletas atrás do volante. Assim, as respostas ficam ainda melhores. Porém, com mais de 2 toneladas e 1,75 m de altura, o SUV apresenta certa rolagem da carroceria em curvas quando se abusa do acelerador.

Com ampla grade frontal em formato de

FICHA TÉCNICA

Hyundai Palisade Signature

Preço sugerido: R$ 449.990

Motor: 3.8, V6, 24V, a gasolina

Potência: 295 cv a 6.000 rpm

Torque: 36,2 mkgf a 5.200 rpm

Câmbio: Automático, 8 m.

Comprimento: 5 metros

Largura: 1,97 metro

Entre-eixos: 2,90 metros

Porta-malas: 311 litros*

*COM 8 PESSOAS A BORDO; FONTE: HYUNDAI

PRÓS E CONTRAS

PRÓS - ACABAMENTO

Há revestimentos macios ao toque, amplo espaço, vários itens de conforto e segurança e assentos para oito pessoas.

CONTRAS - EQUIPAMENTOS

Ajustes do volante são manuais, não há Bluetooth, nem sistema "hands free" no bagageiro.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Chevrolet Equinox 2025 - A versão Activ tem um apelo aventureiro. Imagem: Divulgação Chevrolet.
Mercado

Novidade: Tudo sobre o novo Chevrolet Equinox 2025

Novo SUV Tera com motor 1.0 aspirado Imagem: Divulgação Volkswagen.
Mercado

Volkswagen anuncia novo SUV Tera com motor 1.0 aspirado

Conheça os detalhes do fantástico Porsche 911 Carrera GTS. Imagem: Divulgação Porsche.
Mercado

Conheça os detalhes do fantástico Porsche 911 Carrera GTS

Novo Mustang Manual com motor 5.0 V8. Imagem: Ford.
Mercado

Ford anuncia a chegada do Mustang manual no Brasil em 2025

Senado aprova isenção de IPVA para motos de até 170 cilindradas
Mercado

Senado aprova isenção de IPVA para motos de até 170 cilindradas

10 Dicas poderosas para economizar combustível na cidade
Mercado

10 Dicas poderosas para economizar combustível na cidade

Mercado de Seguros de Automóveis registra alta em 2024
Mercado

Mercado de Seguros de Automóveis registra alta em 2024

Dicas para uma viagem mais segura de carro nas férias
Mercado

Dicas para uma viagem mais segura de carro nas férias

A história e a ascensão dos carros Elétricos, e a chance do Brasil se tornar um líder da categoria CAPA
Mercado

A história e a ascensão dos carros Elétricos, e a chance do Brasil se tornar um líder da categoria

Vendas de veículos usados cresce, e já superam as do mesmo período de 2021
Mercado

Vendas de veículos usados cresce, e já superam as do mesmo período de 2021

Mais Lidas

20W50 ou 10W30: qual o melhor óleo lubrificante para sua moto?
Motos

20W50 ou 10W30: qual o melhor óleo lubrificante para sua moto?

O modelo original do Blazer era conhecido pela sua robustez e motor a diesel. Imagem: Divulgação Chevrolet.
Elétricos

Chevrolet Blazer EV: motor, acessórios, preço, destaques

Novo BYD Dolphin 2025   Design atualizado, novos motores e mais tecnologia. Imagem: Divulgação MIIT.
Elétricos

Novo BYD Dolphin 2025: Design atualizado, novos motores e mais tecnologia

Pesquisa mostra que 97% dos brasileiros aprovam carros elétricos
Elétricos

Pesquisa mostra que 97% dos brasileiros aprovam carros elétricos