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Leapmotor B10 chega ao Brasil para disputar mercado de SUVs elétricos com BYD e Geely

O SUV Leapmotor B10 será lançado no Brasil no segundo semestre e promete concorrer com Yuan Plus e EX5, com foco em tecnologia e eletrificação.

25 ABR 2025 • POR Júlio César • 08h07
Leapmotor B10 estreia no Brasil com até 460 km de autonomia no ciclo chinês. Imagem: Leapmotor.

A Leapmotor B10 está com chegada confirmada ao Brasil ainda neste ano. O SUV elétrico, desenvolvido pela montadora chinesa Leapmotor em parceria com a gigante Stellantis, é um dos modelos que irão estrear no mercado nacional no segundo semestre, prometendo forte concorrência com veículos como o BYD Yuan Plus e o futuro Geely EX5. A novidade integra a estratégia da Stellantis para ampliar sua presença no segmento de veículos eletrificados no país.

Leapmotor expande operações com o B10 e o C10

A confirmação da chegada do Leapmotor B10 ao Brasil foi feita durante visita à sede da montadora em Hangzhou, na China. A empresa, que integra o portfólio da Stellantis, lançará dois SUVs simultaneamente: o já anunciado C10 e o B10, ambos 100% elétricos. As vendas ocorrerão em 34 concessionárias inicialmente, aproveitando a estrutura de outras marcas do grupo Stellantis, como Fiat, Peugeot e Jeep.

A escolha da Stellantis por trazer uma marca chinesa diretamente ao país reflete uma tendência crescente no setor automotivo: o uso de joint ventures e parcerias para competir com as fabricantes asiáticas que já dominam o mercado de eletrificados no Brasil. A Leapmotor será operada com lojas exclusivas ou compartilhadas, conforme a região.

Dimensões generosas e porte médio

O Leapmotor B10 foi apresentado ao mundo no Salão de Paris e projetado como um modelo de apelo global. Agora, com presença em território brasileiro confirmada, o SUV se posiciona como uma alternativa de médio porte, ligeiramente maior que modelos como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, e diretamente rival do BYD Yuan Plus.

Leapmotor B10 traz central multimídia por comandos por voz e pacote completo de assistências à condução. Imagem: Leapmotor.

 

Com 4,52 metros de comprimento e entre-eixos de 2,74 metros, o B10 oferece uma cabine espaçosa e perfil familiar. O porta-malas tem capacidade de 420 litros, valor levemente superior ao do Compass (410 litros), mas ainda aquém de alguns concorrentes diretos. O modelo também conta com rodas de liga leve de 18 polegadas, reforçando sua proposta urbana com visual moderno.

Motorização elétrica e autonomia robusta

Sob o capô – ou melhor, na parte traseira –, o Leapmotor B10 abriga uma motorização elétrica de 218 cavalos de potência e torque de 24,5 kgfm, com tração traseira. A montadora disponibiliza duas opções de bateria: uma de 56,2 kWh, que entrega até 380 km de autonomia no ciclo chinês, e outra mais robusta, de 67,1 kWh, com alcance estimado de 460 km.

Esses números ainda não foram validados por ciclos como o WLTP ou o PBEV do Inmetro, mas demonstram um esforço da marca em oferecer um veículo com boa autonomia urbana e rodoviária. Na China, o Leapmotor B10 tem preços entre 110 mil e 140 mil yuans, valores que equivalem a R$ 87,7 mil e R$ 113,6 mil na conversão direta. No Brasil, devido à incidência de impostos, a expectativa é que o preço fique na faixa dos R$ 250 mil.

Pacote tecnológico e itens de conforto

O Leapmotor B10 não se destaca apenas pela motorização elétrica. O SUV chega ao Brasil com um pacote tecnológico abrangente, oferecendo itens como comandos de voz, sistema de karaokê, bancos dianteiros com ajustes elétricos, painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas e uma central multimídia de 14,6 polegadas.

A experiência a bordo é complementada por um conjunto de sensores que inclui 12 radares, um sistema lidar e diversas câmeras, todas integradas a uma central eletrônica que coordena as funções avançadas do carro.

Segurança ativa e assistência à condução

Em termos de segurança, todas as versões do Leapmotor B10 virão equipadas com frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa, centralização de faixa e piloto automático adaptativo. As versões mais completas adicionam alerta de ponto cego e assistente de estacionamento automático.

Esse conjunto coloca o modelo em pé de igualdade com outros SUVs premium da categoria, destacando a proposta da marca de oferecer alto padrão tecnológico desde as versões de entrada.

Leapmotor e Stellantis: nova aposta para os elétricos

Com a introdução do Leapmotor B10 e do C10, a Stellantis assume uma postura mais ousada no segmento de carros elétricos no Brasil. Depois de tentativas tímidas com modelos como o Peugeot e208 e o Fiat 500e, o grupo aposta na expertise chinesa para enfrentar concorrentes consolidados, como a BYD e a GWM.

SUV elétrico da marca chinesa promete concorrer diretamente com o BYD Yuan Plus e Geely EX5 no mercado nacional. Imagem: Leapmotor.

 

A parceria inclui a possibilidade de comercialização de modelos com motorização elétrica pura ou com tecnologia de alcance estendido, como no caso do C10. Essa versão possui um motor a combustão que atua unicamente como gerador, carregando uma bateria de 28,4 kWh e oferecendo autonomia combinada de até 1.000 km, de acordo com dados do ciclo chinês.

Próximos lançamentos da Leapmotor no Brasil

A Leapmotor também já anunciou que deve lançar mais dois veículos até 2027. Um deles será o SUV de grande porte C16, com capacidade para até seis ocupantes. O outro modelo ainda não foi oficialmente confirmado, mas especula-se que pode ser o sedã B01 ou uma nova geração do subcompacto T03, que atualmente está fora dos planos para o mercado brasileiro.

Essa expansão evidencia o plano da montadora de estabelecer presença sólida e diversificada no país, abrangendo desde SUVs médios até veículos maiores e, possivelmente, modelos urbanos em um segundo momento.