Logo Auto Radar

Mercado

Citroën Basalt - carro médio por valor mais acessível

O Basalt não fez feio nos testes de consumo de combustível do Inmetro.

20 OUT 2024 • POR Gentil dos Santos • 19h27
Citroën Basalt - carro médio por valor mais acessível - divulgação Citroën

O Citroën Basalt, SUV compacto parte de R$ 89.990 na versão Feel e chega a R$ 107.390 no pacote First Edition — limitado por um prazo ainda não determinado. De fato, o modelo é uma opção tentadora para quem quer um SUV compacto com jeito de cupê na garagem.

O motor 1.0 turboflex de três cilindros da Stellantis, capaz de entregar 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Ele está disponível exclusivamente com câmbio CVT, que faz a simulação de sete marchas.

Basalt ainda tem um acerto de suspensão refinado. Este arranjo é ideal para enfrentar os desafios urbanos, como buracos, lombadas e valetas.
O destaque fica por conta da reatividade do sistema que, bem entrosado, garante torque suficiente para retomadas, ultrapassagens e subidas. De acordo com a Stellantis, o Basalt vai de zero a 100 km/h em 9,7 segundos. Já a velocidade máxima é de surpreendentes 199 km/h!
E já que estamos falando do comportamento dinâmico, o Basalt ainda tem um acerto de suspensão refinado. Este arranjo é ideal para enfrentar os desafios urbanos, como buracos, lombadas e valetas.

O Basalt também não fez feio nos testes de consumo de combustível do Inmetro. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), pode marcar 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números vão para 11,9 km/l em circuito urbano e 13,7 km/l em rodovias.

Se você procura um SUV para viajar com toda a família nas férias de fim de ano, o Basalt pode agradar pelos 490 litros disponíveis no porta-malas. O SUV tem excelente aproveitamento de espaço e a abertura bem ampla da tampa traseira facilita o acesso ao compartimento.

Considerando que o modelo parte de R$ 89.990 em suas primeiras semanas nas lojas (com motor 1.0 aspirado, vale lembrar), é quase um achado em meio a tantos carros pequenos e caros 

O Basalt tem 2,64 m de distância entre-eixos. Como comparação, o Fiat Fastback tem 2,53 m. Assim, o SUV da Citroën é mais generoso quando falamos sobre o espaço para os joelhos dos ocupantes traseiros. O túnel central é estreito, dando mais amplitude à zona dos pés dos passageiros. Sem dúvidas, o espaço da cabine é o ponto mais tentador do Basalt.

Por conta do porta-malas amplo e o espaço interno adequado, o Basalt entrega proporções de SUV médio em um modelo compacto. Considerando que o modelo parte de R$ 89.990 em suas primeiras semanas nas lojas (com motor 1.0 aspirado, vale lembrar), é quase um achado em meio a tantos carros pequenos e caros.

O SUV mais acessível do Brasil conta com um valor altamente competitivo dos valores de revisões, tanto na versão Feel 1.0 Firefly quanto nos pacotes Feel/Shine Turbo e First Edition. As paradas periódicas para manutenção possuem preço público indicado diretamente no site da Citroën, resultando em mais transparência para o consumidor. Os valores das primeiras revisões dos modelos são os seguintes: