Novo Audi RS7 é equipado com o motor V8 biturbo de 4,0 litros e 621 cv
O RS7 é a fera da Audi, desenvolvida para competir com a M5 Competition da BMW
22 OUT 2024 • POR Gentil dos Santos • 13h14A versão Performance do RS7 foi lançada ao mesmo tempo que o RS6 em 2023 e traz uma série de atualizações mecânicas e visuais.
Projetado como uma versão mais "focada" do RS7, ele recebe um aumento de potência de 30 cv, cortesia de turbocompressores maiores, enquanto a Audi retirou parte do isolamento acústico para que seu motor V8 seja mais audível.
O Performance também recebe mais equipamentos de série, incluindo o pacote 'RS Dynamics', que aumenta a velocidade máxima e equipa o RS7 com direção nas quatro rodas, tornando-o mais fácil de manobrar e mais ágil em velocidades mais altas.
Em termos de estilo, o Performance recebe um conjunto diferente de rodas de liga leve de 22 polegadas, bem como uma série de detalhes em cinza fosco, como espelhos e saias laterais, enquanto o interior se beneficia de novos detalhes e costuras azuis.
O mais recente RS7 é equipado com o motor V8 biturbo de 4,0 litros da Audi, embora tenha turbocompressores maiores que aumentam os números gerais de desempenho. A potência aumentou 30 cv para 621 cv e o torque aumentou 37 lb ft para 627 lb ft no geral. Em termos reais, isso reduz dois décimos de segundo do tempo de 0 a 62 mph para 3,4 segundos, e a velocidade máxima é automaticamente aumentada do padrão alemão usual de 155 mph para 174 mph.
Assim como o RS7 padrão, ele vem com tecnologia híbrida leve simbólica que agora só funciona no modo de direção "eficiência" para desligar o motor ao deslizar, e a tração integral quattro é padrão. A transmissão automática Tiptronic de oito velocidades também foi ajustada para tempos de troca mais rápidos, e o diferencial esportivo quattro geralmente opcional no eixo traseiro agora vem como padrão.
Suspensão a ar adaptável é padrão, mas nosso carro de teste a troca pela 'RS Sports Suspension Plus' de £ 1300 que usa molas convencionais e 'Dynamic Ride Control' (DRC) com amortecedores que são horizontalmente ligados hidraulicamente, mas ainda adaptáveis. A capacidade de configurar o RS7 como você quiser é um dos seus maiores trunfos.
Dirigibilidade
Em uma palavra, alegre. A Audi conseguiu amplificar a experiência com o RS7 com uma série de pequenas mudanças, que – quando combinadas – fazem uma diferença significativa. O motor V8, sem nenhuma hibridização real, é alegre – forte, instantâneo e com um escapamento esportivo particularmente estridente para acompanhá-lo. É quase como um muscle car em termos de caráter. O isolamento acústico reduzido significa que você consegue ouvir mais dele agora também. Anteriormente com o RS7, eram aqueles do lado de fora que ouviam o carro mais do que você.
O desempenho no mundo real entre o antigo carro 'padrão' é provavelmente mínimo, mas a velocidade que a caixa de câmbio automática agora salta através das engrenagens é notável. Você pode travá-la em 'manual', mas ela é tão boa sozinha que não há realmente necessidade.
O RS7 é uma grande fera, com mais de 5 m e pouco menos de 2 m de largura, suas dimensões são quase idênticas às de um Audi A8 . Ele parece grande para dirigir, mas a agilidade para algo desse tamanho e peso (pouco mais de duas toneladas) é notável. Os níveis de aderência são surpreendentes, em parte cortesia de seus novos pneus Continental Sport 7. Aponte-o para uma curva e ele seguirá a linha, e com quattro, você pode se divertir independentemente do clima.
Ele ainda não tem o mesmo engajamento de um M5 Competition, e estou falando do anterior, pois apesar do novo diferencial traseiro, a velocidade e o comprometimento que você precisa reunir para sentir o viés traseiro são um pouco excessivos. A nova configuração no ridiculamente caro RS6 GT permite mais sensação traseira.
Em velocidades de estrada, o V8 fica dramaticamente mais silencioso e, se você colocá-lo em seu modo de direção "conforto" ou "balanceado", o passeio se acalma brilhantemente bem. As diferenças entre esta configuração e a suspensão a ar mais macia são bastante pronunciadas, e o DRC vale o gasto extra. Embora os freios de cerâmica de carbono opcionais sejam tremendos em termos de poder de parada e sensação, a um custo de quase R$ 100.000,00, você realmente precisa pensar muito se pode justificar seu uso.
Por dentro
É o RS6 que sempre foi considerado a escolha "prática", mas isso não significa que você deva ignorar o RS7. O formato Sportback é muito mais útil do que um sedã tradicional e, com 523 litros, o porta-malas é enorme e se estica a ponto de você não conseguir alcançar a parte de trás. Apesar da linha do teto inclinada, o espaço do banco traseiro ainda é decente para todos, exceto os adultos mais altos, que encontrarão suas cabeças esmagadas contra o forro do teto.
Se você gosta do seu carro de desempenho com acabamento em Alcantara (ou microsuede na linguagem da Audi), você vai adorar o RS7. Ele está em todo lugar, do volante aos cartões de porta e até mesmo na prateleira de pacotes. Ele certamente acrescenta à sensação mais esportiva da cabine, assim como os detalhes azuis nos assentos e cintos de segurança azuis.
Veredito
Se você quer um carro de desempenho prático bruto (que não seja um RS6 ou um SUV) e é firmemente contra a ideia de um híbrido plug-in, o RS7 de alguma forma encontra-se com pouca oposição. Ao lado de seu irmão wagon mais prático – e um pouco mais barato –, é fácil ignorá-lo, mas fazer isso pode provar ser um erro.
O RS7 é quase Jekyll e Hyde em sua capacidade de se transformar de um cruzador sensato em um monstro absoluto com alguns toques de botão, e as mudanças feitas no Performance conseguiram desbloquear mais potencial, mas com comprometimento mínimo. Além do preço, talvez.
Valor aproximado R$ 1.200,000,00