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Elétricos

Buzz ID 2025 - o retorno da Kombi da Volkswagen agora na versão elétrica

Mobilidade elétrica com toques de design retrô, tecnologia EV de ponta e recursos avançados de assistência ao motorista.

29 OUT 2024 • POR Gentil dos Santos • 07h07
Buzz ID 2025 - o retorno da Kombi da Volkswagen agora na versão elétrica - divulgação VW

 A Kombi Renasce Elétrica: O ID. Buzz 2025 da Volkswagen

A lendária Kombi, símbolo de liberdade e versatilidade, retorna em 2025 como ID. Buzz, a versão elétrica que combina o design nostálgico do clássico "Transporter" com tecnologia moderna automotiva.

Das Origens ao Brasil

Nascida na Alemanha pós-guerra como "Kombinationsfahrzeug" (veículo combinado), a Kombi foi idealizada pelo holandês Ben Pon em 1950, baseada no chassi do Fusca. Em setembro de 1957, o primeiro exemplar brasileiro saiu da fábrica de São Bernardo do Campo, tornando-se o primeiro Volkswagen produzido no país.

Por 56 anos ininterruptos, a Kombi transportou famílias e mercadorias pelas estradas brasileiras. Em 2013, encerrou sua produção devido às novas exigências de segurança, como freios ABS e airbags, com uma série especial de despedida, a Last Edition.

 O ID. Buzz 2025 é o descendente direto da clássica Kombi, reimaginada para a geração elétrica

O Retorno com Tecnologia de Ponta

"O ID. Buzz é o próximo veículo icônico da Volkswagen para a América do Norte", afirma Pablo Di Si, presidente do Grupo Volkswagen da América. "Ele incorpora o melhor da Volkswagen: design diferenciado, divertido de dirigir, carregado de tecnologia, espaçoso e sustentável." Construído sobre a plataforma MEB, especialmente desenvolvida para veículos elétricos, o ID.

Buzz mantém características da Kombi original: chassi estreito, longa distância entre eixos e motor na traseira. O visual retrô é complementado por linhas arredondadas e a tradicional pintura em dois tons. Nos EUA, o ID. Buzz 2025 será oferecido em três versões: Pro S, Pro S Plus e 1st Edition (edição limitada).

A versão Pro S, com tração traseira, oferece 282 cavalos e bateria de 91 kWh, enquanto as versões com tração integral 4Motion® elevam a potência para 335 cavalos. A autonomia estimada pela EPA é de 376 km para o modelo com tração traseira e 371 km para o modelo com tração integral. O interior combina estilo retrô com tecnologia moderna, incluindo painel digital e diversos recursos de assistência ao motorista.

 Finalmente, a Kombi elétrica está chegando aos Estados Unidos e o seu preço não agradou tanto

Preços e Desafios de Mercado

Apesar do apelo nostálgico, o preço do ID. Buzz pode ser um obstáculo. Nos EUA, o modelo básico Pro S custará US$ 59.995 (aproximadamente R$ 342 mil), o Pro S Plus US$ 63.495 e a 1st Edition US$ 65.495. Para o modelo com tração integral, é necessário acrescentar US$ 7 mil. A versão completa, com todos os opcionais e cores especiais (além das gratuitas preto e prata), chega a US$ 72.035 (cerca de R$ 410 mil).

O ID. Buzz enfrentará forte concorrência no mercado de elétricos, como o Kia EV9 e o Tesla Model X. Além disso, a desvalorização dos carros elétricos usados nos EUA e as possíveis mudanças nas políticas de incentivos federais com a presidência de Donald Trump podem impactar as vendas. 

Para levar o ID.Buzz completaço, com tudo que tem direito, o valor sobe para US$ 72.035, ou cerca de R$ 410 mil (numa conversão direta)

No Brasil

No mercado brasileiro, o ID. Buzz gerou polêmica por estar disponível apenas por meio de assinatura, frustrando entusiastas que desejam adquirir o modelo. A versão brasileira possui motor de 150 kW (204 cv), torque de 31,6 kgfm no eixo traseiro, aceleração de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e velocidade máxima de aproximadamente 145 km/h.

A bateria de 77 kWh (82 kWh brutos) proporciona autonomia de 337 km segundo o INMETRO. O ID. Buzz representa mais que um carro elétrico — é a reencarnação de um ícone que marcou gerações. Resta saber se o charme nostálgico aliado à tecnologia moderna conquistará o exigente mercado atual e reacenderá a paixão dos fãs da Kombi em todo o mundo.