Senna - minissérie da Netflix, irá mostrar em seis episódios a trajetória de Ayrton Senna
Ayrton Senna é considerado pela Fórmula 1, um dos pilotos mais rápidos de todos os tempos.
3 NOV 2024 • POR Gentil dos Santos • 11h40Sua carreira de piloto foi tragicamente interrompida por um acidente há 30 anos no Grande Prêmio de San Marino, na Itália; a história de vida de Senna é ao mesmo tempo inspiradora e frustrante. O que o futuro poderia ter reservado para o tricampeão mundial, enquanto ainda estava no auge?
O documentário homônimo de 2010 Senna faz um ótimo trabalho ao mostrar o lado factual da biografia do piloto e certamente vale a pena assistir. Agora, a Netflix produziu uma série dramática baseada em sua vida, que deve ir ao ar no dia 29 deste mês.
“Mesmo antes de entrar num carro, eu já sabia que tinha nascido para correr”. Na voz de Gabriel Leone como Ayrton Senna, o trailer oficial de Senna, divulgado hoje, revela trechos de momentos históricos e emocionantes que marcaram a vida de um dos maiores ídolos do automobilismo mundial. A nova superprodução da Netflix, que também ganhou imagens inéditas, estreia globalmente em 29 de novembro.
A minissérie vai mostrar, ao longo de seis episódios e pela primeira vez na ficção, a trajetória de superação, desencontros, alegrias e tristezas de Ayrton Senna, desbravando sua personalidade e suas relações pessoais.
A história começa com o início da carreira automobilística do tricampeão de Fórmula 1, do kart à sua mudança para a Inglaterra para competir na Fórmula Ford, e segue até o trágico acidente em Ímola, na Itália, durante o Grande Prêmio de San Marino.
O roteirista chefe da série, Gustavo Bragança, também é brasileiro, e a Netflix relata que a família Senna estava no centro do processo criativo.
Dividida em seis partes, a história de Senna começará com sua mudança para o Reino Unido para competir na Fórmula Ford e terminará com sua morte prematura.
No trailer, temos um gostinho de sua grandeza inicial, pilotando o Toleman TG184 superado em condições de chuva torrencial no Grande Prêmio de Mônaco de 1984. Naquela corrida em particular,
Senna se classificou em um modesto 13º lugar, mas chuvas pesadas nivelaram o campo de jogo, e ele dirigiu pelo campo para chegar ao segundo lugar antes que a corrida fosse encerrada devido às condições de segurança na 31ª das 78 voltas.
Tal era seu ritmo que ele estava se aproximando do líder da corrida, o McLaren MP4/2 de Alain Prost, por quatro segundos por volta.
Prost, é claro, apresenta um vilão fácil e óbvio para uma recriação dramática, o meticuloso "Professor" que apresentou um forte contraste com o brasileiro puro e apaixonado.
Esperamos que seis episódios sejam suficientes para explorar a rivalidade Prost-Senna em termos mais completos, porque enquanto a dupla teve uma rixa muito pública quando eram companheiros de equipe na McLaren, eles se tornaram amigos próximos após a aposentadoria de Prost.
O trailer também traz muitas imagens do MP4/6 branco e vermelho de Senna , seu V-12 construído pela Honda gritando a plenos pulmões. Que coisa linda: 780 cavalos de potência acima de 14.000 rpm, um pouco acima de 1200 libras, tão gracioso e elegante quanto um falcão peregrino em pleno voo!
Ayrton Senna é considerado pela Fórmula 1 o piloto mais rápido de todos os tempos. Seus expressivos números ajudam a explicar o status de mito do esporte: são três títulos mundiais (88, 90 e 91), 41 vitórias, 65 poles e 80 pódios entre 1984 e 1994.